quarta-feira, 31 de agosto de 2011

da humildade


eu e os cabelos loiros conversamos ontem. legal saber que alguém visita meu blog e imprime as coisas que eu falo. espero que imprima isso também.

nós sempre erramos. não adianta. ninguém é impassível de erros. eu erro, você erra, sua mãe erra e, acredite se quiser, sua vozinha de noventa anos já errou um dia (agora ela não erra mais porque ela já tem mais conhecimento da vida), por falar em avós, Deus sabe como a minha errou, mas isso não vem ao caso.

é interessante ver os erros que cometemos. quero dizer, é interessante quando nós nos damos conta que erramos e assumimos isso. o ser humano tem a tendência de se achar superior. sério! eu não erro, só você que erra. não é assim que você pensa na maioria das vezes?

saber pedir desculpas é difícil, mas é uma dádiva. dizer que sabe o quanto errou, que oi? desculpa por ter publicado uma coisa, ok, desculpa por ter falado aquilo; é muito ruim. há quem diga que é um sentimento de derrota. eu não acho. cada vez que erro, eu percebo o quanto sou humana, o quanto preciso de uma auto-avaliação, o quanto sou, afinal de contas, normal.

não ser normal, pelo menos na minha concepção, é não errar. apesar de tentar ser, não consigo ser Jesus Cristo. Ele não errou, eu erro e ponto final. mas, é como conversamos ontem, cabelos loiros, o importante é não perder o respeito. eu perdi o respeito, você perdeu o respeito. e quando nós perdemos o respeito, aí velho, já era. se alguém tinha razão, ela já caiu por terra.

no mais, termino com uma frase de um livro do Dostoiévski (sim, olhos amendoados, ele é o cara! obrigada por me apresentá-lo) "Não deve nunca interpretar as coisas parcialmente e tampouco julgar a alma de um homem (...). A gente sempre, em lugar de só querer ver a verdade exata com intuito de julgar direito, acaba mais é cometendo injustiças por falta de ternura e caridade".

Sentiu essa. No mais, digo que sigamos com respeito, que não o perdamos. ele é importante, sério. sem picuinhas, sem fofocas, não estamos mais na terceira série. me perdoe. eu te perdôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário